Seguidores

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VEGETARIANISMO E VEGANISMO - RECEITAS - BC - 2ª FASE




Ora cá estou eu a participar da blogagem colectiva do meu amigo Christian V. Louis do blog Escritos Lisérgicos, em parceria com a minha amiga Alê Lemos do blog Diários de Bordo.

Vou deixar falar um pouco acerca da comida vegana ou vegetariana.

Existem dificuldades quando se faz a mudança da comida tradicional para uma alimentação vegetariana, por vários factores.

 Acredito que, se desde sempre fossemos habituados a esse tipo de alimentação, o nosso organismo funcionava perfeitamente bem com ela, mas como a nossa educação alimentar não foi por essa via, e os nossos hábitos alimentares são baseados na crença de que apenas a carne tem certas proteínas que o nosso organismo necessita, a mudança deve ser gradual.

Nos cereais, nas leguminosas, nos vegetais, não esquecendo as frutas, os frutos secos, e também nas algas marinhas encontramos todos os nutrientes, proteínas, vitaminas e sais minerais que necessitamos para ter uma vida saudável. O segredo é saber conjugar os alimentos para não haver carência de nenhum desses nutrientes.

Conforme já disse na outra blogagem sobre vegetarianismo e veganismo, do nosso amigo Christian V. Louis, sou semi vegetariana, porque ainda desconheço precisamente a forma de conjugar todos os alimentos de forma a não existirem carências. Posso estar errada, mas acredito que estou certa quando penso que a alimentação que apodrece faz mal, intoxica. Perante a natureza a carne apodrece, os vegetais secam. Logo aí existe grande diferença.

Chega de conversa da treta, kkkk e vamos lá às receitinhas. Vou por aqui um prato salgado e uma sobremesa.


STROGONOF DE SOJA ( VEGAN)

Esta receita também pode fazer-se com tofu ou seitan em vez de soja. Se fizer com tofu, este é adicionado quase no final da cozedura para não de desmanchar.

 
INGREDIENTES

1 tira de alga kombu

1 chávena de soja granulada grossa

1 chávena de ervilhas

1 chuchu

2 cenoras

2 batatas medias

2 batatas doces, médias

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 pacote de natas de soja

1 chávena de leite de soja

1 colher de polpa de tomate, ou 1 tomate

1 ramo de coentros

Sal, pimenta e noz-moscada qb


PREPARAÇÃO

Põe a soja e a alga de molho durante 20 minutos, para hidratar.

Num tacho põe os alhos, e a cebola picados e a folha de louro. Põe um pouco de leite de soja (ou azeite) e deixa ferver um pouco. Junta a soja hidratada e escorrida, as ervilhas e as cenoras, as batatas e o chuchu cortados em cubos. Junta o resto do leite de soja e a alga cortada em pedacinhos.

Tempera com sal, pimenta e noz-moscada, a gosto  Deixa cozinhar em lume brando até os legumes estarem cozidos, deixando apurar um pouco. (Deve ficar com pouco caldo). Junta as natas de soja, mexe, deixa apurar mais um pouco, desliga o lume e junta os coentros picadinhos e envolve.

Serve com uma salada verde, de agrião ou alface.
 
A minha filhotinha Cris do blog O QUE O MEU CORAÇÃO DIZ, fez 37 aninhos (anões kkkk), e então já que não os pude convidar, vou deixar-vos aqui como presente a receita do bolo de aniversário que fiz para ela.


BOLO DE CHOCOLATE
 
 

INGREDIENTES

BOLO

5 ovos

2 chávenas almoçadeiras de farinha de trigo (que pode ser integral)

2 chávenas almoçadeiras de açúcar

250g de chocolate em pó

1 chávena de água bem quente

1 chávena de óleo

1 colher de chá de fermento em pó

Margarina para untar a forma e farinha para polvilhar

RECHEIO

2 dl de natas vegetarianas

1 lata pequena de pêssego em calda

3 ou 4 colheres de açúcar

COBERTURA

2 dl de natas vegetarianas

1 tablete de chocolate preto para culinária

Pasta de açúcar para a decoração

 
PREPARAÇÃO DO BOLO

Bate as gemas com o açúcar e vai adicionando a água quente necessária para ajudar a formar um creme. Depois junta a farinha com o fermento e o resto da água quente. Bate muito bem com a batedeira e junta o chocolate em pó. Quando tudo estiver bem ligado adiciona o óleo. Continua a bater até obter um creme fofo. Depois adiciona o óleo a pouco e pouco batendo sempre. Por fim, junta as claras batidas em castelo bem firme, envolvendo o preparado.

Vai ao forno num tabuleiro untado com margarina e polvilhado com farinha durante cerca de 1 hora. Com um palito verifica se está cozido, desenforma e deixa arrefecer.

 
PREPARAÇÃO DO RECHEIO

Da lata de pêssego retira 4 ou 5 metades do pêssego e tritura o restante com a calda que vem na lata até formar uma calda mais ou menos grossa.

Bate as natas com a batedeira, adicionado a pouco e pouco o açúcar, até formar um chantilly bem firme.

Depois de bem frio, (costumo fazer o bolo de véspera para arrefecer bem) corta o bolo ao meio na transversal. Borrifa as metades com a calda de pêssego. Barra a metade de baixo com o chantilly e põe o restante pêssego que tinha reservado, cortado em bocadinhos pequenos, por cima do chantilly. Depois coloca a outra metade do bolo por cima, montando o bolo de novo.

Pode colocar no frigorífico enquanto prepara a cobertura.

 
PREPARAÇÃO DA COBERTURA

Parte a barra de chocolate em pedacinhos e leca ao lume em banho maria junto com as natas até derreter. Bate bem com vara de arames ou colher de pau, até ficar bem ligado formando um creme homogéneo. Despeja este preparado por cima do bolo e espalha com uma espátula. Como este foi o bolo de aniversário da minha filhotinha Cris, decorei com pasta de açúcar, mas é opcional, fica muito bom apenas com o chocolate, podendo decorar com alguns pedaços de pêssego.

E pronto, aqui fica a minha participação nesta blogagem colectiva. Espero que tenham coragem de experimentar estas receitinhas, porque de certeza se vão deliciar.
Façam o favor de se servir desta fatia do bolo! Bom apetite.
 
 
Idália henriques
 

11 comentários:

Patricia P. Galis disse...

Hummm adorei tudo e ja copiei esse bolo ai deve ter ficado bom demais ..

Unknown disse...

Idália, realmente, lembro-me que disse que era semi-vegetariana, eu já acho que este seja um grande passo em comparação aos demais. Também penso como você, que nosso organismo demora a se adaptar a novas dietas sem carne pela criação que tivemos, comendo carne desde a infância e que a mudança, para quem realmente estiver disposto a mudar, deve ser gradual e com informações, de preferência com um nutricionista.
Seu strogonoff pareceu delicioso (não sei se ficaria bom com tofu) e o bolo de chocolate, detonou com o meu! ahahahahaha.
Parece delicioso parceira!
Muito obrigado por mais uma vez fazer parte do nosso grupo de Blogagens Coletivas. Esta interação é muito saudável.

Unknown disse...

Idália minha amiga.. amei a dica do estrogonofe.. Hummm acho que vou tentar com carne de soja..
Olha que eu adorei o bolo da Cris..
Só carinho de mamys mesmo né? rsr
Ficou fofo..
Amei sua participação.. Dicas excelentes..
Essa BC é um sucesso menina.. porque acaba nos ajudando a tirar muitas dúvidas né?
Os meninos estão de parabéns pela iniciativa..

Um beijo e uma semana linda pra você..

Sheila

ELAINE disse...

Minha amiga! Parabéns pela postagem e pela participação na BC! O post está pra lá de saboroso! Hoje, 03/09, tem post novo!
Um abençoado início de semana!
Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Verinha disse...

Olá querida amiga Idália.
Acho que vou montar um livro de receitas, uma receita mais interessante que a outra, adorei o bolo que você fez para a Cris e a decoração ficou linda. Imagino o sabor. O strogonoff deixou-me com água na boca.
Parabéns pelo post, aprendi muitas coisas com estas BC.
Um grande abraço e uma boa semana. Beijinhos.
Também estou participando.
http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/09/segunda-fase-da-blogagem-coletiva.html

Aleska Lemos disse...

Strogonoff de soja eu nunca comi, mas já comi strogonoff de cenoura. rss é as cenouras são meus legumes favoritos. Acho que não conseguiria ser vegana, mas gostaria de experimentar essa receita de bolo, deve ser bem diferente. Muito obrigada pela participação Idália! Ficou muito legal seu trabalho, ainda por cima por causa do glacê criativo rss e bem hippie.

Rosa Branca disse...

uhmmmm parece apetitoso!!!

bjos

Paty Alves

www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com.br
www.patyiva.blogspot.com
www.tentardecoracao.blogspot.com

Anónimo disse...

Oi, Idália!
Essa é a segunda vez que vejo uma receita sua com batata doce. Você nem imagina como eu gosto!
Essa de strogonoff deve ficar muito boa!
Estou anotando todas as receitas dessa blogagem. Quero fazer todas e variar o meu cardápio.
O bolo da Cris me deixou com água na boca. Pena que moro tão longe, senão teria ido buscar um pedaço!
Muitos beijos!

ELAINE disse...

Minha amiga, parabéns pela participação na Blogagem! Sensacionais tuas recitas! o Bolo então, ficou lindo! Desculpe a demora em responder!....
Um abençoado e feliz final de semana!
Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

ELAINE disse...

Olá! Passando pra lembrar que você está no Blog Novo desta semana! Bjão!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Olá minha querida vim conhecer o blog indicado para mim no seu comentário.
Um blog perfeito com deliciosas receitas que pretendo visitar sempre já estou seguindo você com muito carinho.
Obrigada pela gentileza e seu carinho.
Beijos no coração uma feliz semana ,Evanir.

Tradutor

Mapa dos Visitantes

Falando Com Os Meus Botões