Seguidores

sábado, 22 de setembro de 2012

O VENTO QUE SOPRA DAS FLORES




«Há alguns anos , em Seattle, Washington, vivia um refugiado tibetano de 52 anos de idade.
“Tenzin”, é como vou chama-lo. Foi -lhe diagnosticado como portador de uma forma de linfoma das mais fáceis de curar.
Ele foi internado num hospital e recebeu a primeira dose de quimioterapia.
Mas durante o tratamento, este homem normalmente gentil tornou-se agressivo e irritado; arrancou a agulha intravenosa do seu braço e negou-se a cooperar.
Ele então gritou com as enfermeiras e discutiu com todos ao seu redor.
Os médicos e enfermeiros ficaram desconcertados.
Depois, a esposa de Tenzin falou com o pessoal do hospital.
Ela contou que Tenzin foi um prisioneiro político dos chineses por 17 anos.
Eles mataram sua primeira esposa e ele foi repetidamente torturado e brutalizado durante todo o tempo em que esteve preso.
As normas e regulamentos do hospital, juntamente com a quimioterapia, fez Tenzin recordar todo o sofrimento que passou nas mãos dos chineses.
“Eu sei que vocês querem ajuda-lo,” ela disse, “mas ele se sente torturado pelo tratamento.
Eles fazem com que ele sinta ódio internamente – da mesma maneira que os chineses fizeram ele se sentir.
Ele prefere morrer do que viver com o ódio que ele está sentindo agora.
E, segundo nossas crenças, é muito ruim ter tamanho ódio no coração na hora da morte.
Ele precisa estar apto para rezar e limpar seu coração.”
Assim, o médico dispensou Tenzin e recomendou uma equipe da clínica de repouso para visita-lo em casa.
Uma enfermeira foi encarregada de cuidar dele.
Ela entrou em contacto com um representante da “Amnistia Internacional” para pedir conselhos.
Ele disse que a única forma de sanar o trauma da tortura era “falar a sobre a tortura.
“Essa pessoa perdeu sua confiança na humanidade e sente que a esperança é impossível.”
Mas a enfermeira encorajou Tenzin a falar sobre as suas experiências, ele ergueu suas mãos e fê-la parar.
Ele disse, “Eu preciso aprender a amar de novo se eu quiser curar a minha alma.
Sua tarefa não é fazer perguntas. Sua tarefa é ensinar-me a amar novamente.”
A enfermeira respirou profundamente e perguntou, “E como eu posso fazê-lo amar de novo?”
Tenzin respondeu prontamente, “Sente-se, tome o meu chá e coma meus biscoitos.”
O chá tibetano é um chá preto forte, coberto com manteiga de iaque e sal. Não é fácil de bebe-lo!
Mas, foi o que a enfermeira fez.
Por várias semanas, Tenzin, sua mulher e a enfermeira tomaram juntos o chá.
Também conversaram com os médicos para achar formas de tratar suas dores físicas.
Mas era a sua dor espiritual que deveria ser diminuída.
Cada vez que eu chegava, via Tenzin sentado de pernas cruzadas em sua cama, recitando preces de seus livros.
Com o passar do tempo, sua mulher foi pendurando mais e mais ‘thankas’, bandeirolas budistas coloridas, nas paredes.
Em pouco tempo, o quarto parecia um templo colorido.
Com a chegada da primavera, a enfermeira perguntou o que os tibetanos faziam quando estavam doentes na primavera.
Ele abriu um grande sorriso e disse, “Nós nos sentamos e aspiramos o vento que sopra pelas flores.”
Ela pensou que ele estava a falar poeticamente, mas suas as palavras eram literais.
Ele explicou que os tibetanos fazem isso para serem pulverizados com o pólen das novas flores, carregadas pela brisa.
Eles acreditam que esse pólen é um potente medicamento.
No primeiro momento, encontrar muitas flores parecia um pouco difícil.
Mas, um amigo sugeriu que Tenzin visitasse algumas floriculturas locais.
A enfermeira ligou para o gerente de uma floricultura e explicou-lhe a situação.
Sua reação inicial foi “Você quer o que???”
Mas quando eu expliquei melhor o meu pedido, ele concordou.
Então, no fim de semana seguinte, a enfermeira levou Tenzin, e sua mulher
 e suas provisões para a tarde: chá preto, manteiga, sal, biscoitos, almofadas e livros de preces.
Ela os deixou na floricultura e combinou ir buscá-los pelas 17 horas.
No outro fins de semana, visitamos uma outra floricultura.
E mais outra no terceiro fim de semana.
Na quarta semana, a enfermeira começou a receber convites das floriculturas para Tenzin e sua mulher voltarem novamente.
Um dos gerentes disse, “Nós temos uma nova remessa de nicotianas e lindas fuchsias…ah, sim! E temos belas dafnias.
Eu sei que eles vão adorar o perfume das dafnias! E eu quase me esqueci!
Temos uns novos bancos de jardim que Tenzin e sua esposa vão adorar!”
No mesmo dia, outra floricultura ligou dizendo que eles tinham recebido birutas coloridas para Tenzin saber de que direção o vento estava soprando.
Logo, as floriculturas estavam competindo pelas visitas de Tenzin.
As pessoas começaram a dar atenção ao casal tibetano.
Os empregados arrumavam os móveis de frente para o vento.
Outros traziam água quente para o chá. Alguns fregueses regulares deixavam seus carrinhos de compras próximos do casal.
E no final do verão, Tenzin voltou ao seu médico para novos exames e determinar o desenvolvimento da doença.
Mas o doutor não achou nenhuma evidência de câncer.
Ele surpreendido; disse à Tenzin que ele simplesmente não sabia explicar aquilo.
Tenzin levantou seu dedo e disse,
“Eu sei porque o câncer se foi embora. Ele não podia mais viver num corpo tão cheio de amor.
Quando eu comecei a sentir a compaixão das pessoas da clínica, dos empregados das floriculturas, e todas essas pessoas que queriam saber de mim, eu comecei a mudar por dentro.
Agora, eu me sinto afortunado por ter a oportunidade de ser curado dessa forma.
Doutor, por favor, não acredite que a sua medicina é a única cura.
Às vezes, a compaixão pode também curar um cancro.»
Encontrei aqui
 
 
Amigos/as e seguidores/as, também eu estou a tentar levar um pouco de vento que sopra das flores, um vento de amizade e amor, a uma amiga muito querida que está a sofrer com um cancro. Estou a apoia-la, a ministrar-lhe a medicação e todos os cuidados básicos necessários a quem está a sofrer, a quem está a ver a vida esvair-se sem poder fazer nada que contrarie o destino.
Mulher forte e corajosa, tem lutado até às ultimas forças contra a doença fatal, sem uma queixa, sem revolta, com uma coragem inusitada num corpo tão debilitado pela doença que dia a dia a vai roubando à vida. Exemplo de coragem e abnegação, cada dia com menos forças para continuar esta luta inglória, mas sempre com um sorriso doce nos lábios sem um queixume, vai esperando plácidamente o dia da partida, o dia do "regresso a casa". Amiga generosa, que sempre me ajudou quando precisei. E eu estou com ela, ela precisa de mim e eu vou estar com ela até ao fim, dando-lhe todo o meu amor e fazendo o possivel para que se sinta confortável, tentando minorizar-lhe o sofrimento da forma que me seja possivel.
É por esse motivo amigos, que ando tão afastada dos meus blogs, deixo-vos aqui a explicação, porque entendo que os amigos merecem saber o motivo do nosso afastamento.
Muito obrigada por me lerem, e sempre que me seja possivel vou pondo as vizitinhas em dia e escrevendo algo. 
 
Um beijo carinhoso a quem gosta de mim, e dois a quem não gosta, para amaciar o coração.
 
Idália Henriques

15 comentários:

Anónimo disse...

Oi Idália querida. Me emocionei e não consegui segurar as lágrimas ao ler esse post tão comovente. Obrigada minha amiga por compartilhar esta pérola. Um grande beijo nesse seu maravilhoso coração. Tenha um final de semana mágico.
Gracita

sonia tolfo disse...

Que tenhas uma linda primavera!!
Grande abraço!

Unknown disse...

Olá!
Nossa a gente fica sem ação ao ler um post como esse, é fabuloso,eu estou emocionada.
Mas...cheguei aqui através do blog da nossa amiga Gracita, e já estou a te seguir.
Olha maravilha de texto.
Felicidades.
http://wwwavivarcel.blogspot.com.br

ELAINE disse...

Idália querida! Teu post me emocionou e incluí na postagem desta semana, 2ªF, 24/09! Vem ver! Ótimo início de semana!
Abração!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dentroprafora.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Bom dia Idália...
Primeiro quero dizer que esse texto emociona..
Realmente o amor é algo maravilhoso.. Esse sentimento é capaz de grandiosidades.. e pena não ser tão usado ultimamente né?
Esse seria o remédio para esse tempo horrível que estamos enfrentando onde a violência e desrespeito imperam..

Depois me emociono ainda mais com seu depoimento.. tem razão da Cris ser aquela pessoa iluminada.. amiga maravilhosa.. tem um exemplo de mulher ao seu lado, não podia ser diferente..
O que estás a fazer é lindo e pode ter certeza de que está a transformar a vida dessa tua amiga..

Parabéns viu? Senti meu coração crescer aqui tamanho orgulho em saber que estou aqui longe, mas tenho a amizade de uma pessoa tão especial como você..

Beijo
Sheila

Rafael Mourão disse...

Boa noite
Vim aqui fazer uma visita e aproveitei para comentar, pois gostei do seu espaço

Abraços,
RioSul

Verinha disse...

Olá amiga
Primeiro quero dizer que você é um exemplo de amizade, sei disso porque quando se há uma doença, pouquíssimas pessoas ficam ao lado para apoiar, muitos se afastam.
Emocionante seu post, não tem como segurar as lagrimas.
Parabéns pela generosidade em apoiar sua amiga e que Deus lhes dê força.
Beijinhos.

Zilani Célia disse...

OI IDÁLIA!
ESTIVE NA ELAINE E VIM AQUI TE DAR MEU APOIO.
O QUE ESTÁS A FAZER NÃO TEM PREÇO, SÓ AS ALMAS PURAS CONSEGUEM NUM MOMENTO DESTES SE APROXIMAR MAIS DESTE AMIGO(A) QUE ESTÁ PRECISANDO, MAS ESTE SALDO POSITIVO SERÁ DEPOSITADO EM TUA CONTA POR DEUS, TENHA CERTEZA.
ABRÇS


zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Verinha disse...

Passando para te deixar o meu beijinho e carinho.
Uma sexta feira maravilhosa.

Lucinha disse...

Olá amiga! emocionada ainda, não consigo nem escrever, já sou ruim com as letrinhas, mas tentarei.
Meu anjo sua explicação do pq estar afastadinha do blog tem muito fundamento, por uma causa nobre que poucos sabem o que é. Estaremos orando e pedindo a Deus por sua amiga e por todos que a cercam. A vc esse ser humano e maravilhoso que é tenha uma linda tarde. Fiquem com Deus e dê um abraço em sua amiga por mim, estarei pensando em vcs.
beijos

Van-Ivany Fulini Sversuti disse...

Muito sensibilizada contigo Idália!
Tens um grande e lindo coração!
Um abraço e te desejo muita força para transmiti-la a sua amiga.
Um abraço carinhoso
Ivany

Verinha disse...

Passando para deixar um beijinho e te desejar uma linda quinta feira.

ELAINE disse...

Amiga querida! Passando pra saber como você está... Mande notícias! E vamos nóis... Estou pedindo teu voto para a nova fase do Top Blog, na qual fui selecionada entre 100, o Top 100 Top Blog. Posso contar com teu voto? Se já votou em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! Para votar é tudo igual como da 1ª fase! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o outro! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos!
Ótimo final de semana!
Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Anónimo disse...

Bom dia!
Um ótimo domingo pra você. Aproveite para ficar juntinho de quem você ama. Meu carinho e meu afeto.
Beijinhos de algodão doce
Gracita

Lucinha disse...

Olá eu aqui novamente rsrs..
Passando pra deixar meu carinho a vc...

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.

uma linda semana.

Tradutor

Mapa dos Visitantes

Falando Com Os Meus Botões